terça-feira, 17 de outubro de 2017

Obras de Gustav Klimt recriadas em fotografia


   A fotógrafa austríaca Inge Prader recriou algumas das obras mais famosas de Gustav Klimt (Beethoven Frieze, Death and Life e Danaë) em fotografias. Esse incrível trabalho foi apresentado na Life Ball 2015, evento que angaria fundos para ajudar em pesquisas contra o vírus HIV.






 




   Gustav Klimt nasceu em Baumgarten, Áustria em 14 de Julho de 1862, foi um pintor do movimento simbolista* e art nouveau**, onde o principal assunto de suas pinturas era o corpo feminino. Frequentou a Escola de Artes Decorativas de Viena entre 1876 e 1883 e fundou junto com seus irmãos e um amigo a  Künstlercompagnie (Companhia de Artistas). Ganhou a Golden Order of Merit do Imperador de Viena, foi membro honorário das Universidades de Viena e Munique, além de ser um dos fundadores da Secessão de Viena, que criou uma plataforma onde novos artistas não convencionais poderiam mostrar seus trabalhos. Foi um artista polêmico devido ao assunto e estilo, viveu uma vida muito simples, onde geralmente andava apenas com uma túnica longa e sandálias; morreu em 1918 vítima de uma epidemia de gripe. Seus maiores trabalhos incluem pinturas, murais, esboços e outros objetos de arte e muitos deles estão expostos na Galeria da Secessão de Viena.



 
Gustav Klimt - Beethoven Frieze, 1901 (detalhe)



Gustav Klimt - Beethoven Frieze, 1901 (detalhe)


Gustav Klimt - Death and Life, 1916

Gustav Klimt - Hygeia, 1916 (detalhe de Medicine)


Gustav Klimt - Beethoven Frieze, 1901 (detalhe)



Gustav Klimt - Danaë, 1907



                       

*Movimento Simbolista: surgiu no final do séc. XIX em oposição a objetividade, o materialismo e o pensamento mais racional da época, explorava o mistério, temas místicos e a vida espiritual.


*Art nouveau: estilo artístico da arquitetura e artes decorativas que também surgiu no final do séc. XIX com o grande crescimento populacional e industrial, como forma de expressão da sociedade moderna. Arte feita utilizando novos materiais como ferro e vidro, valorizando a linha curva, inspirada em elementos da Natureza como folhas e flores e na geometria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário