terça-feira, 10 de outubro de 2017

Casa Sombria de Guillermo del Toro

  Guillermo del Toro, grande cineasta famoso por diversos filmes de ficção e fantasia, como Hellboy (2004), El Laberinto del Fauno (O Labirinto do Fauno, 2006), El Espinazo del Diablo (A Espinha do Diabo, 2001), Crimson Peak (A Colina Escarlate, 2015) entre outros, nasceu em 9 de outubro de 1964, na cidade de Guadalajara, no México.






    Cresceu influenciado por cineastas como George A. Romero, Alfred Hitchcock, Mario Bava e as produções da companhia inglesa Hammer Films; desde criança gostava de colecionar quadrinhos, livros, figuras de ação e horror, além de diversas histórias e desenhos que criava; fazia curtas de monstros usando uma câmera de seu pai e figuras construídas à mão. Estudou e trabalhou durante anos design de maquiagem até fundar sua própria empresa chamada Necropia e aos 21 anos se tornou produtor executivo de seu primeiro filme.
 

   Hoje, possui uma vasta coleção física incrível repleta de obras de arte, artefatos utilizados em seus filmes, esculturas de famosos personagens, bibliotecas cheias de clássicos de horror, ficção e fantasia e até estátuas de H.P. Lovecraft e Edgar Allan Poe em tamanho real feitas por Thomas Kuebler.


   Toda essa belíssima e macabra coleção fica na chamada Bleak House (algo como A Casa Soturna, referência ao romance sombrio de Charles Dickens escrito em 1853). Localizada em Thousand Oaks, California, é lá onde o cineasta passa 90% de seu tempo, alimentando sua imaginação e buscando inspiração para novos trabalhos.

   Segundo Del Toro, ele e sua família viviam em uma casa com três quartos e seus objetos começaram a ocupar tanto espaço, que sua coleção chegou a um ponto que era maior que sua vida familiar. "Eu estava pendurando uma foto, uma pintura realmente assustadora de Richard Corben, quando minha esposa disse: Isso é muito perto da cozinha, as crianças vão ficar loucas. E dentro de mim algo quebrou e eu disse: Eu vou arrumar meu próprio lugar." 


Personagem de Blade II

Uma cabeça gigante do monstro de Frankenstein fica na entrada da Bleak House

Rain Room, o local de escrita favorito de Del Toro

   Guillermo del Toro ao lado das estátuas de Boris Karloff tomando chá, enquanto é caracterizado por Jack P. Pierce para interpretar o monstro do Dr. Frankenstein.

Escultura da criatura Sammael do filme Hellboy

Hatbox Ghost, esqueleto da atração The Haunted Mansion da Disney

  Personagens dos filmes Freaks, Salem's Lot, They Live, The Exorcist e muito mais, um verdadeiro paraíso para quem é fã de ficção, horror e fantasia!






    Em 2016, no Los Angeles County Museum of Art (Lacma), nos Estados Unidos, foi inaugurada a primeira exposição dedicada a Guillermo del Toro chamada "Guillermo del Toro: At home with monsters", revelando sua extraordinária coleção, organizada por temas começando com Visões da Morte e Vida Após a Morte, Explorações de Magia, Ocultismo, Horror e Monstros e concluindo com Representações de Inocência e Redenção.






Nenhum comentário:

Postar um comentário