terça-feira, 4 de julho de 2017

The VVitch: A New-England Folktale (2015)

Direção: Robert Eggers
Roteiro: Robert Eggers
Elenco: Anya Taylor-Joy (Thomasin)
Ralph Ineson  (William)
Kate Dickie (Katherine)
Harvey Scrimshaw (Caleb)
Ellie Grainger (Mercy)
Lucas Dawson (Jonas)
Julian Richings (Governor)
Bathsheba Garnett (A bruxa)
Sarah Stephens (A jovem bruxa) 
Wahab Chaudhry (voz de Black Phillip) 
Viv Moore (Líder do coven)
Karen Kaeja (bruxa do coven) 
Brandy Leary (bruxa do coven)
Origem: EUA / Canadá

"Wouldst thou like to live deliciously?"






   A história de The Witch (A Bruxa) se passa no período colonial da Nova Inglaterra em 1930; o casal William e Katherine leva uma vida tradicional cristã, em uma comunidade rural extremamente religiosamas após desavenças são expulsos do vilarejo e vão tentar a vida fora dele junto com seus filhos adolescentes Thomasin e Caleb e os pequenos gêmeos Mercy e Jonas. Após algum tempo de viagem, se estabelecem em um local isolado próximo à uma sombria floresta, onde aparecem orando e agradecendo pelo local que acreditam poder começar uma nova vida, mesmo com um solo pouco fértil. O tempo passa, erguem uma casa e começam a plantar, tentando sobreviver da própria subsistência e nesse tempo Katherine dá à luz ao pequeno Samuel. O local não apresenta nenhuma perspectiva de melhora, mas mesmo assim a família tenta usar sua fé, pois acreditavam que tudo era vontade de Deus.



  Tudo começa a ruir quando o bebê Samuel desaparece do nada enquanto estava aos cuidados de sua irmã Thomasin, durante uma brincadeira inocente, ficando a dúvida se foi um lobo ou uma bruxa quem o levou, pois acreditavam que o mal vivia na floresta; sua mãe devastada com o ocorrido começa a passar seus dias chorando e orando para Deus. Em outra cena podemos ver uma velha senhora, aparentemente a suposta bruxa com o bebê, que o mata e usa seu sangue e entranhas; após o ocorrido coisas estranhas começam a acontecer, a colheita apodrece e não vai para frente, surgem visões, dúvidas em relação à fé, causados talvez pela fome e isolamento, Caleb, o irmão mais velho desaparece na floresta quando sai junto a Thomasin, que começa a ser acusada pela mãe de ser responsável por todas as desgraças que vem acontecendo, enquanto os gêmeos encapetados brincam e aparecem conversando constantemente com um bode preto chamado Black Philip.


"Black Phillip, Black Phillip, a crown grows out his head. Black Phillip, Black Phillip, to nanny queen is wed. Jump to the fence post. Running in the stall. Black Phillip, Black Phillip, king of all."

  O filme tem uma vasta simbologia, vi muitas críticas negativas, mas também positivas e em minha opinião The Witch é um do melhores filmes que já vi! A atenção aos detalhes, como o sotaque e figurinos, a fotografia sombria, a tensa trilha sonora composta pelo canadense Mark Korven e excelentes atuações; com roteiro baseado em documentos históricos, folclore e relatos populares da Nova Inglaterra, quando os imigrantes ingleses chegaram aos EUA no séc. XVII, com seu extremismo religioso e puritanismo. Uma época de início de "caça às bruxas", antes dos conhecidos julgamentos das Bruxas de Salém, que nos passam o drama que era viver em uma época onde tudo diferente da fé cristã era considerado bruxaria e adoração ao Diabo, principalmente em relação às mulheres.



  (SPOILER)
  É um filme assustador sim, mas seu terror é psicológico, aborda a ignorância e fé cega de seus personagens, o clima de suspense é incrível, o real horror está em sua atmosfera sombria, densa e pesada, até os animais nos passam tensão, como o olhar do coelho e o magnífico bode preto Black Philip, escolha perfeita para ser associado ao capiroto, junto com Wahab Chaudhry, com aquela voz... não temos nenhum jumpscare, o verdadeiro vilão não é um serial killer ou um monstro, mas sim a religião doentia. Todos os  personagens merecem destaque em suas atuações, como a cena em que Caleb (Harvey Scrimshaw) após desaparecer, aparece em casa misteriosamente e após acordar febril tosse uma maçã e começa a ter um êxtase religioso para em seguida morrer; Katherine (Kate Dickie) que mais parece ela mesma ser uma bruxa, atormentada psicologicamente pela perda dos filhos; William (Ralph Ineson) com aquela voz sinistra e os gêmeos que souberam interpretar as crianças encapetadas; em especial Anya Taylor-Joy no papel de Thomasin, que sofre de acusações, mas que talvez seja a pessoa mais lúcida da família, pois vivia tentando manter o equilíbrio; no final tem sua libertação, depois de tudo que passou, faz o pacto com Black Philip, se adentra na floresta chegando a um assustador coven e voa livre para fazer o que bem entender, livre das amarras da religião. Gostei demais desse filme, talvez por gostar muito desse tema, destaque também para sua bela e sombria fotografia e que trilha sonora assustadora e maravilhosa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário