segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

The Masque of the Red Death (1964)




Direção: Roger Corman

Roteiro: Charles Beaumont, R. Wright Campbell - baseado no conto de Edgar Allan Poe.
Elenco: Vincent Price (Príncipe Próspero)
Brian Hewlett (Senor Lampredi)
David Davies (Lead Villager)
David Weston (Gino)
Doreen Dawn (Anna-Marie)
Gaye Brown (Señora Escobar)
Hazel Court (Juliana)
Jane Asher (Francesca)
Julian Burton (Veronese)
Nigel Green (Ludovico)
Patrick Magee (Alfredo)
Paul Whitsun-Jones (Scarlatti)
Robert Brown (Guarda)
Skip Martin (Hop Toad)
Verina Greenlaw (Esmeralda) 
 






 " Você pode olhar ao redor deste mundo e acreditar na bondade de um Deus que governa ele? Penúria, pestilência, guerra, doença e morte! Eles governam este mundo."


 

 Filme dos EUA / Reino Unido, aqui no Brasil chamado por A Orgia da Morte, é um clássico memorável do terror, com uma bela fotografia, misturas de cores e elegância que deixam o filme belíssimo. Vincent Price, como Príncipe Próspero é sem dúvida, um dos papéis mais marcantes de sua carreira; baseado em um dos contos que mais amo de Poe, A Máscara da Morte Vermelha, sob a direção de Roger Corman, conhecido por dirigir também outras adaptações de Poe como House of Usher (O Solar Maldito, 1960), The Pit and the Pendulum (Mansão do Terror, 1961) e The Tomb of Ligeia (Túmulo sinistro, 1964).



    Na Itália Medieval no séc. XIII, uma velha senhora encontra uma figura misteriosa toda vestida de vermelho embaralhando cartas de tarô, que lhe faz uma profecia e entrega uma rosa branca, que se torna vermelha manchada de sangue. Enquanto a temível Peste Vermelha toma conta de toda a região, o cruel e adorador de Satã Príncipe Próspero, ordena que queimem a aldeia na tentativa de acabar com a praga e captura dois aldeões que protestavam, tornando-os seus prisioneiros, além de raptar Francesca, uma bela jovem, filha de um dos aldeões e mulher de outro, que implorava por suas vidas. Próspero convida seus amigos nobres para ficarem enclausurados em seu castelo, pois com suas muralhas, estariam protegidos da peste e promove festas bizarras, com muita luxúria, excessos e depravação.
   Para entreter mais ainda seus convidados, resolve fazer um baile de máscaras, até que recebe a visita de uma misteriosa figura toda vestida de vermelho, que quando revela sua identidade, o príncipe aprende que a Morte não tem mestre e que cada homem faz o seu próprio céu e seu próprio inferno.



   E as Trevas, Decadência e a Morte Vermelha mantiveram ilimitado domínio sobre tudo...


                                      


























Nenhum comentário:

Postar um comentário