quinta-feira, 29 de junho de 2017

Livro Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie



Título: Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 189
Lançamento: 1983
Tradução: Archibaldo Figueira
Título original: Murder on the Orient Express (1933)





   Mais um intrigante caso de assassinato para o famoso detetive Hercule Poirot desvendar, desta vez a bordo do luxuoso Expresso do Oriente.








   Agatha Christie é uma das principais romancistas que se destacou no subgênero policial, ganhando o apelido de Rainha do Crime. Nasceu em 15 de Setembro de 1890, em Torquay, Inglaterra; de família rica, estudou em casa com professores particulares e fez aulas de canto e piano; escrevendo em seu tempo livre poemas e contos, até se casar em 1914 com o piloto Archibalt Christie, adotando seu sobrenome. Escreve seu primeiro livro em 1917 chamado "O misterioso Caso de Styles", onde pela primeira vez aparece o detetive Hercule Poirot, sendo seu personagem mais importante aparecendo em 33 de seus livros. Uma viagem ao Oriente a inspirou para criação de diversos outros livros entre eles "Assassinato do Expresso do Oriente", "Morte no Nilo", entre outros. Outro personagem bastante conhecido é Miss Marple, uma simpática senhora que desvenda os mistérios baseando-se na natureza humana. Faleceu em 12 de Janeiro de 1976 vítima de uma pneumonia.





   Assassinato no Expresso do Oriente, é um ótimo livro, de fácil leitura e com um final surpreendente, o detetive Hercule Poirot como sempre muito inteligente consegue solucionar seus casos. Continuo achando fascinante desde quando o li pela primeira vez há muitos anos.


  Após receber um telegrama no hotel em que se hospedaria na Turquia, solicitando seu retorno imediato à Londres, o detetive belga Hercule Poirot embarca às pressas no luxuoso Expresso do Oriente, trem que liga Bagdá com a cidade de Londres. 

   Devido a uma forte tempestade de neve, o trem que estranhamente estava lotado para aquela época do ano, teve de parar no meio do caminho e durante a madrugada um dos passageiros é brutalmente assassinado; a vítima é o americano Mr. Ratchett que levou 12 facadas enquanto dormia. Como o detetive Poirot estava a bordo é chamado para analisar a cena do crime e ajudar a encontrar uma solução para o caso, acontece que aparecem pistas muito contraditórias e depois de uma reviravolta, Poirot consegue desvendar um de seus mais complexos casos.

   O livro ganhou uma incrível adaptação para o cinema em 1974 e em 2001 foi produzida uma versão para a televisão. A Fox Film divulgou um trailer para mais uma adaptação com estreia marcada para novembro desde ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário