segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Livro O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos]


Título: O Massacre da Serra Elétrica [Arquivos Sangrentos]
Autor: Stefan Jaworzyn
Editora: Darkside Books
Páginas: 320
Lançamento: 2013
Tradução: Antônio Tibau; Dalton Caldas


   "Você vai conhecer tudo sobre esta obra incomparável do medo, escrito por alguém que é fã do assunto. O livro do músico e escritor Stefan Jaworzyn reúne histórias dos bastidores dos filmes da série, perfis do diretor e do psicopata que inspirou o longa, críticas da época, além dos relatórios que recomendavam a censura do filme, tudo amplamente ilustrado com fotografias raras e inéditas da filmagem e os cartazes que a obra ganhou mundo afora."






   Como é o mês de aniversário de Tobe Hooper (25/01/1943), diretor de um dos meus filmes preferidos, o clássico The Texas Chainsaw Massacre (1974), o post será sobre esse incrível livro documentário que traz informações e entrevistas com atores, produtores, diretores e envolvidos de todos os filmes da franquia. 

   O livro faz parte da Coleção Dissecando – Filmes Clássicos de Terror da Editora Darkside Books, um material lindo e muito bem produzido, boa diagramação, dedicam páginas inteiras para imagens, fotografias, cartazes e inclui um prefácio de Gunnar Hansen, primeiro ator a interpretar Leatherface.




   É muito interessante ler todas as declarações sobre tudo que passaram durante as filmagens, conhecer todas as etapas de produção desde o primeiro filme, feito com um baixo orçamento, em condições não muito agradáveis, pois na época fazia um calor insuportável no Texas e muitos dos envolvidos chegavam a passar mal, pois não tinham condições de refrigerar o set, além de muitas vezes se machucarem de verdade, como Marylin Burns (Sally), que chegou a desmaiar depois de oito takes gravando uma cena em que apanhava de Jim Siedow (Drayton Sawyer), cortar o dedo com uma navalha e se machucar de verdade nos galhos onde muito do sangue que estava em sua roupa era dela mesma.

   Uma curiosidade não muito agradável, foi sobre o odor pútrido por todo o set, pois usaram ossos e animais em decomposição na decoração da casa, fora os embutidos e aquelas salsichas na cena do jantar, que estavam lá por dias, imaginem isso naquele calor que chegava às vezes a 36ºC, e nas cenas noturnas vedavam as janelas ficando totalmente sem ventilação.

   Gunnar Hansen: "Eu era a peça mais fedorenta de todo o set...O problema era que eles só tinham um traje para mim e não ousavam limpá-lo por medo de que se perdesse ou que mudasse de cor...Então eu usei as mesmas roupas por doze ou dezesseis horas por dia, durante um mês."




   Quase metade do livro fala do primeiro filme, que para mim é a melhor parte pois ele é sem dúvida o melhor de todos, e nas páginas a seguir seguem mais relatos, informações e curiosidades de todos os outros da franquia. Fala também sobre a vida de Ed Gain, que serviu de inspiração para a criação de Leatherface, entre outras coisas, como a decoração da casa. Em sua fazenda, foram encontrados corpos mutilados, diversos objetos feitos com retalhos de pele e carne humana entre outras coisas macabras.

   Concluindo, é indispensável para quem é fã da franquia, filmes do gênero e de cinema, pois é muito legal ler cada relato, saber dos detalhes das gravações, maneiras de como foram feitas as filmagens, equipamento usado, as ideias, curiosidades, parece que estamos dentro do set.


Lista dos filmes da série:

-The Texas Chainsaw Massacre (1974)♥
O Massacre da Serra Elétrica

-The Texas Chainsaw Massacre 2 (1986)
O Massacre da Serra Elétrica 2

-The Texas Chainsaw Massacre III (1990)
O Massacre da Serra Elétrica 3

-Texas Chainsaw Massacre: The Next Generation / The Return of the Texas Chainsaw Massacre (1994)
O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno

-The Texas Chainsaw Massacre (2003)
O Massacre da Serra Elétrica

-The Texas Chainsaw Massacre: The Beginning (2006)
O Massacre da Serra Elétrica: O Início

-Texas Chainsaw 3D / Leatherface 3D (2013)
O Massacre da Serra Elétrica 3D - A Lenda Continua.







Nenhum comentário:

Postar um comentário