terça-feira, 13 de dezembro de 2016

The Wicker Man (1973)

Direção: Robin Hardy
Roteiro: Anthony Shaffer
Elenco: Christopher Lee (Lord Summerisle)
Aubrey Morris (jardineiro / coveiro)
Britt Ekland (Willow)
Diane Cilento (Srta. Rose)
Edward Woodward (Sargento Howie)
Ingrid Pitt (bibliotecária)
Irene Sunters (May Morrison)
Lindsay Kemp (Alder MacGreagor)
Roy Boyd (Broome)
Russell Waters (autoridade marítima)













   Filme britânico conhecido no Brasil como "O Homem de Palha", conta a história sobre a ida do Sargento da polícia escocesa Neil Howie para a ilha fictícia de Summerisle, após receber uma denúncia do desaparecimento de uma garotinha. Durante a investigação faz diversas perguntas aos moradores para saber se alguém pode passar alguma informação, mas ninguém colabora e todos se fazem de desentendidos, até mesmo uma professora fala que não sabia de nada e em seguida acaba falando que a garota havia morrido, deixando Howie mais intrigado ainda.




   O policial é um cristão fervoroso que segue radicalmente os ensinamentos da igreja, inclusive se mantém virgem, e começa a notar coisas muito estranhas acontecendo na ilha, como mulheres nuas dançando parecendo praticar rituais, ensinamentos sobre sexo para as crianças nas escolas, enfim coisas totalmente fora do padrão moralista que segue, até mesmo ser tentado pela bela filha do proprietário da estalagem onde fica hospedado, que fica dançando sensualmente para tentar conquistá-lo, mas ele resiste mantendo sua castidade e fé inabaláveis.






   Não obtendo muito sucesso nas investigações, procura o Lord Summerisle, interpretado pelo grande Christopher Lee, um poderoso fazendeiro, líder do povoado e de uma seita pagã, que acaba contando um pouco sobre os costumes da ilha. Howie pede para abrir o túmulo da garota, para ter certeza se ela realmente estava morta, e tem uma surpresa quando encontra um coelho no lugar do corpo da menina, o que deixa o policial mais desconfiado ainda, fazendo com que procure saber mais sobre a cultura do local. Acaba descobrindo que a colheita do ano anterior não havia sido boa e que segundo as tradições, deveria ser realizado um sacrifício para o Deus Sol e a Deusa dos Pomares, para garantir que a próxima colheita venha farta. Resolve então se disfarçar fantasiado como os moradores da ilha durante uma comemoração, a fim de saber o que realmente se passa naquele lugar conhecendo o Homem de Palha.






   O Homem de Palha é um filme excêntrico, sensual, musical e com um final impactante. Explora muito o fanatismo religioso, cheio de canções folclóricas, danças e festividades pagãs como o Beltane, que é realizada no dia 1º de maio, comemorando a chegada da Primavera, personagens com máscaras de animais, e até mesmo crianças dançando ao redor do "Maypole", um mastro enfeitado com fitas coloridas que simboliza a fertilidade.






   Em 2006 foi feito um remake, com Nicolas Cage no elenco mas achei muito ruim e fraco. Já o clássico de 1973 é incrível e recomendo, é um dos melhores filmes sobre paganismo em minha opinião.




Um comentário: