
Roteiro: Anthony Shaffer
Elenco: Christopher Lee (Lord Summerisle)
Aubrey Morris (jardineiro / coveiro)
Britt Ekland (Willow)
Diane Cilento (Srta. Rose)
Edward Woodward (Sargento Howie)
Ingrid Pitt (bibliotecária)
Irene Sunters (May Morrison)
Lindsay Kemp (Alder MacGreagor)
Roy Boyd (Broome)
Russell Waters (autoridade marítima)
Filme britânico conhecido no Brasil como "O Homem de Palha", conta a história sobre a ida do Sargento da polícia escocesa Neil Howie para a ilha fictícia de Summerisle, após receber uma denúncia do desaparecimento de uma garotinha. Durante a investigação faz diversas perguntas aos moradores para saber se alguém pode passar alguma informação, mas ninguém colabora e todos se fazem de desentendidos, até mesmo uma professora fala que não sabia de nada e em seguida acaba falando que a garota havia morrido, deixando Howie mais intrigado ainda.

O policial é um cristão fervoroso que segue radicalmente os ensinamentos da igreja, inclusive se mantém virgem, e começa a notar coisas muito estranhas acontecendo na ilha, como mulheres nuas dançando parecendo praticar rituais, ensinamentos sobre sexo para as crianças nas escolas, enfim coisas totalmente fora do padrão moralista que segue, até mesmo ser tentado pela bela filha do proprietário da estalagem onde fica hospedado, que fica dançando sensualmente para tentar conquistá-lo, mas ele resiste mantendo sua castidade e fé inabaláveis.





O Homem de Palha é um filme excêntrico, sensual, musical e com um final impactante. Explora muito o fanatismo religioso, cheio de canções folclóricas, danças e festividades pagãs como o Beltane, que é realizada no dia 1º de maio, comemorando a chegada da Primavera, personagens com máscaras de animais, e até mesmo crianças dançando ao redor do "Maypole", um mastro enfeitado com fitas coloridas que simboliza a fertilidade.



Em 2006 foi feito um remake, com Nicolas Cage no elenco mas achei muito ruim e fraco. Já o clássico de 1973 é incrível e recomendo, é um dos melhores filmes sobre paganismo em minha opinião.
Um Clássico. Um dos meus filmes prediletos.
ResponderExcluir