quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Ed Wood (1994)

Direção: Tim Burton
Roteiro: Rudolph Grey, Scott Alexander & Larry Karaszewski 
Elenco: Johnny Depp (Ed Wood)
Martin Landau (Bela Lugosi)
Sarah Jessica Parker (Dolores Fuller)
Patricia Arquette (Kathy O'Hara)
Jeffrey Jones (Criswell)
Bill Murray (Bunny Breckinridge)
G.D. Spradlin (Reverend Lemon)
Vincent D'Onofrio (Orson Welles)
Mike Starr (Georgie Weiss)
Max Casella (Paul Marco)
Brent Hinkley (Conrad Brooks)
Lisa Marie (Vampira)
George 'The Animal' Steele (Tor Johnson)
Juliet Landau (Loretta King)
Origem: EUA





   
   No último mês tivemos duas tristes perdas para o cinema, o grande mestre dos zumbis George Romero, que estou fazendo um post com carinho para ele e Martin Landau, vencedor do Oscar como melhor ator coadjuvante, pela atuação em "Ed Wood", interpretando lindamente o ator húngaro Bela Lugosi, famoso por sua interpretação no clássico Drácula (1931).






     Ed Wood, conta a história de Edward Davis Wood Jr., diretor e produtor de filmes de terror, ficção científica e eróticos, obcecado por Orson Welles. Foi considerado "o pior diretor de todos os tempos" se tornando muito mais famoso hoje do que jamais foi em vida; isso devido a seus filmes bizarros, com narrativas sem conexão, produzidos com baixo orçamento e efeitos especiais feitos de materiais que sobravam de outras produções. Seus principais filmes foram "Plan 9 From Outer Space" (Plano 9 do Espaço Sideral) de 1959, que se tornou um clássico cult pelos amantes do cinema trash, que além de Bela Lugosi (que infelizmente acabou falecendo durante as filmagens tendo que ser substituído por um ator que teve que esconder o rosto com uma capa), contou com Tor Johnson (ex-lutador de luta livre sueco, cujo rosto se tornou uma das máscaras mais populares no Halloween), o místico Criswell e a diva Maila Nurmi, a eterna Vampira no elenco, "Glen or Glenda?" (1953), inspirado em sua própria personalidade, falando sobre travestilidade, pois embora Wood fosse heterosexual, gostava de se vestir como mulher e tinha fetiche por roupas de angorá (um tecido feito com pelo macio) e "Bride of Monster" (A Noiva do Monstro) de 1955, ambos também com o icônico Bela Lugosi.




   
    De um modo cômico e emocionante, o filme, que Tim Burton optou por rodar em preto e branco, faz uma incrível homenagem a Ed Wood, pois apesar de suas bizarrices e esse título de pior diretor, tinha verdadeira paixão pelo cinema e amava muito o que fazia. Era muito fã de Bela Lugosi e de forma comovente nos mostra todo o respeito que tinha por ele e tudo o que fez pelo ator, quando o encontrou, já em final de carreira viciado em morfina; encontro que rendeu a Bela papéis em diversos filmes de Wood. A atuação de Johnny Depp foi, em minha opinião, uma das melhores de sua carreira, mas a melhor e mais bela do filme, que me fez derramar lágrimas no meio de tantas risadas que o filme nos proporciona, foi de Martin Landau, tanto que lhe rendeu ao Oscar de melhor ator coadjuvante no papel de Bela Lugosi. O filme acabou homenageando não somente Ed Wood, mas também nosso eterno Drácula e a escolha do ator não poderia ter sido melhor, pois Landau o interpretou dignamente; a produção também levou a estatueta como melhor maquiagem. Divertido, sensível e cativante; bela trilha sonora e fotografia, em minha opinião um dos melhores trabalhos de Burton e Depp.


  • Bela Lugosi morreu de ataque cardíaco em 16 de agosto de 1956 (73 anos).

  • Edward D. Wood Jr. morreu de ataque cardíaco enquanto bebia em sua cama na tarde de 10 de dezembro de 1978 (54 anos).

  • Martin Landau morreu em 15 de julho de 2017 enquanto hospitalizado por complicações de saúde (89 anos).



Nenhum comentário:

Postar um comentário