quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Livro O Médico & o Monstro - Robert Louis Stevenson

Título: O Médico & o Monstro - Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: Paz e Terra
Páginas: 99
Lançamento: 1995
Tradução: Flávia Villas Boas
Título original: Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde (1886)


  Novela gótica, com elementos de ficção científica e horror, Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde  foi um sucesso na época de seu lançamento e se tornou um dos mais conhecidos clássicos da literatura. Stevenson teve a ideia para a história num sonho e se inspirou na vida de William Brodie, um habitante de Edimburgo que tinha uma vida dupla; fazia parte da Câmara Municipal e trabalhava como um respeitado marceneiro durante o dia, e à noite saía com sua gangue para assaltar as residências da cidade.





  
  Robert Louis Stevenson nasceu em Edimburgo, Escócia, em 13 de novembro de 1850; filho de engenheiro, seu pai queria que o filho seguisse a mesma carreira, mas Stevenson não se interessou pela área e acabou cursando Direito na Universidade de Edimburgo, embora nunca tenha exercido a profissão. Começou escrevendo para revistas, mas devido à sua frágil saúde (sofria de tuberculose) começou a viajar em busca de lugares mais quentes que pudessem amenizar seus sintomas. Numa de suas viagens à França conhece sua futura esposa Fanny Osbourne e publica suas primeiras obras. Em seguida vieram seus maiores sucessos literários: Treasure Island (A Ilha do Tesouro), clássico da literatura infanto-juvenil, Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde e The Adventures of David Balfour (As Aventuras de David Balfour). Faleceu am Apia, nas Ilhas Samoa em 1984 devido à uma hemorragia cerebral, deixando inacabada sua última obra, chamada Weir of Hermiston.

   
   A história de Strange Case of Dr Jekyll and Mr Hyde, se passa na Londres vitoriana, (devido ao nome da rainha Vitória 1837-1901 que ocupava o trono inglês na época), período de muita desigualdade social e também de grandes avanços científicos. O advogado e amigo do renomado médico Dr. Henry Jekyll, Sr. Gabriel Utterson ao ler seu testamento, escrito de próprio punho, desconfia de uma estranha cláusula, onde Jekyll dizia que todos os seus bens deveriam ser entregues para um estranho Edward Hyde caso o doutor ficasse ausente por mais de três meses ou viesse a falecer. Utterson, se lembra de um caso contado por seu amigo Richard Enfield, onde um homem baixo, de aparência estranha e repugnante esbarra e pisoteia uma criança e nem se importa em ajudá-la, na ocasião para amenizar os fatos diante das autoridades entrega um cheque de valor considerável à família da menina; mas assinado por outra pessoa. Utterson descobre que o indivíduo se tratava do tal Mr. Hyde e acreditando que Dr. Jekyll pudesse estar sendo vítima de alguma chantagem, passa a investigar e perseguir o repulsivo homem, indo até mesmo falar com o doutor, mas o mesmo diz ao amigo para não se preocupar e que aquilo era um assunto particular; até que um dia, Hyde espanca um homem até a morte com a bengala que Utterson havia dado a Jekyll, com isso o advogado sai em busca do assassino, não o encontrando em lugar nenhum, tenta falar novamente com Dr. Jekyll quando se depara com uma terrível revelação.

  O livro fala sobre a dualidade do homem, os dois opostos do comportamento humano, Jekyll acreditava que o bem e o mal existe em todos os homens e para provar sua teoria, cria uma fórmula, testando em si mesmo dando vida ao seu lado mais obscuro, no caso Mr. Hyde. No início Jekyll aproveita sua liberdade usando Hyde, pois assim não colocava em risco sua reputação, mas quando esgota um ingrediente para produção de mais poção e não consegue mais encontrá-lo, acaba perdendo o controle da situação não conseguindo dominar mais o monstro. 


  Um livro curto, mas com uma narrativa muito envolvente e intrigante, uma grande experiência e uma ficção que demonstra muito a realidade humana; teve inúmeras adaptações para o cinema, teatro, desenhos, entre outros. Definitivamente vale a leitura.

"...pobre Sr. Jekyll, se alguma vez vi a marca de Satanás num rosto, foi no de seu novo amigo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário