quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Häxan: Witchcraft Through the Ages (1922)


Direção: Benjamin Christensen
Roteiro: Benjamin Christensen
Elenco: Benjamin Christensen (Diabo)
Maren Pedersen Heksen (Bruxa)
Clara Pontoppidan Nonne (Freira)
Elith Pio Heksedommer (Bruxo/ Juíz)
Oscar Stribolt Graabroder (Médico)
John Andersen (Chefe inquisidor)


“A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”.
 






   Nome original "Häxan" e no Brasil "Häxan - A Feitiçaria Através Dos Tempos", é um filme mudo sueco-dinamarquês, narrado em primeira pessoa, que documenta as perseguições feitas contra as feiticeiras mostrando a intolerância religiosa, em uma época onde tudo era considerado magia negra.

   Baseado em partes no estudo do Malleus Maleficarum ou O Martelo das Bruxas (livro do séc. XV, um manual contra a bruxaria, farei um post sobre ele futuramente), Häxan apresenta diversos episódios sobrenaturais, demônios, bruxas em adoração ao Diabo, freiras possuídas, muita heresia, nudez, até mesmo o próprio Satan e um certo humor negro, demonstrando crenças e superstições medievais estúpidas que fizeram com que muitas mulheres fossem queimadas na fogueira. Isso tudo mostrando como fonte documentos, livros, diagramas e ilustrações, mantendo assim seu lado educativo. 



 

  

    A ordem cronológica do filme é de 1488 até 1922 e Christensen deixa bem claro como foram injustas as acusações, pois muitas das pessoas consideradas praticantes de bruxaria sofriam de algum distúrbio mental, outras eram acusadas devido a ignorância, medo, ódio... Podemos perceber como era forte a crueldade e o fanatismo religioso, como uma passagem em que uma velha acusada de bruxaria, sob muita tortura acaba confessando seu envolvimento com o oculto, explicando detalhadamente como era um sabá e ainda acusa outras mulheres de bruxas.




    O filme tem muitos momentos perturbadores, o figurino, maquiagem e efeitos que foram usados na época deixaram muitas cenas e personagens apavorantes, imagino a repercussão na década de 20, tanto que foi proibido durante um bom tempo de ser projetado nas salas de cinema americanas e na França mulheres protestaram contra a exibição do filme. Häxan é um clássico e uma obra prima do cinema fantástico e com certeza um documento histórico de muito valor.


Só dar o play para assistir:

Para ativar a LEGENDA, em alguns filmes, é necessário clicar no botão retangular "CC" ou em formato de ENGRENAGEM no lado inferior direito do vídeo. Após clicar selecione a legenda em português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário