segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Eyes Without a Face / Les Yeux sans Visage (1960)

Direção: Georges Franju
Roteiro: Ben Maddow / Fred Mustard Stewart
Elenco: Pierre Brasseur  (Dr. Génessier)
Edith Scob  (Christiane Génessier)
Alexandre Rignault  (Inspetor Parot)
Alida Valli  (Louise) 
Béatrice Altariba  (Paulette)
François Guérin  (Jacques Vernon)
Juliette Mayniel  (Edna Grüber)
René Génin  (Emile Tessot)
Origem: França / Itália














   No Brasil intitulado "Os Olhos sem Rosto"após um terrível acidente de carro provocado pelo renomado cirurgião Dr. Génessier, sua filha Christiane fica com o rosto totalmente desfigurado onde apenas seus olhos se mantiveram ilesos. Na tentativa de trazer de volta a bela face de sua filha, contando com a ajuda de Louise, sua assistente, Dr. Génessier sequestra jovens belas mulheres e executa cirurgias, transferindo o rosto de suas vítimas para o de sua amada filha; no entanto, os experimentos não tem sucesso duradouro, pois o corpo de Christiane rejeita os novos rostos. Dr. Génessier continua com seu terrível trabalho acreditando que conseguirá recuperar os traços de sua filha e se livrar daquele sentimento de culpa.


   Christiane passa os dias vagando pela casa, usando uma bela e ao mesmo tempo macabra máscara; incapaz de expressar qualquer emoção, apenas em seus olhos podemos ver toda a sua melancolia, condenada a viver se escondendo. Seu pai mantém em sua propriedade, um cativeiro com diversos cães e um laboratório onde regularmente faz experimentos, lugar também para onde são levadas as vítimas que são atraídas por Louise, para passarem pelas cirurgias de transferência de rosto. No decorrer do filme ficamos na dúvida se ele quer realmente apenas recuperar o rosto de sua filha ou alcançar sucesso em seus experimentos provando ser capaz. 

   Les Yeux sans Visage é encantadoramente perturbador, considerado a obra-prima de Georges Franju, ao mesmo tempo em que é belo e poético, também é sombrio e angustiante, tem uma belíssima fotografia e trilha sonora, ótimas atuações, fora que para a época em que foi feito, seus efeitos são excelentes, como na cena em que Dr. Génessier faz uma das cirurgias; as cenas fantasmagóricas de Christiane pela casa usando sua máscara são hipnotizantes e sua imagem permanece na memória do espectador. Em minha opinião um dos melhores filmes de horror já produzidos, indispensável para quem é fã do gênero.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário