sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A arte de H. R. Giger - Criador do primeiro Alien


   Fevereiro é o mês de aniversário de um dos artistas mais geniais do Realismo Fantástico, Hans Ruedi Giger, criador do visual dos xenomorfos do primeiro filme da franquia Alien (1979), um dos monstros mais famosos do cinema e um dos que mais aprecio!







   H. R. Giger nasceu em Chur, Suíça, em 05 de fevereiro de 1940 e faleceu em 12 de maio de 2014, aos 74 anos, devido a ferimentos causados por uma queda em sua casa, em Zurique. Estudou arquitetura e design industrial na School of Applied Arts, e em 1964 já produzia suas próprias obras de arte em tinta e pinturas a óleo; quando descobriu o aerógrafo criou o estilo que levaria à produção de suas obras mais conhecidas, com paisagens biomecânicas e surrealistas, explorando temas como horror, fantasia e erotismo.

 
 Necronomicon, é o primeiro de três volumes que contém pinturas exóticas e poderosas do mestre surrealista H. R. Giger, inclui esboços, fotografias, passagens autobiográficas, bem como as reflexões pessoais do artista sobre seu trabalho e introdução por Clive Barker. Foi publicado em 1977 e foi através dele que Ridley Scott o convidou para realização do cenário e o visual das criaturas de seu filme, rendendo a Giger em 1980 o Oscar de melhores efeitos visuais.


   "O trabalho de [HR Giger] é sugestivo de tudo, desde a arquitetura Art Nouveau até as pinturas de Salvador Dali e Hieronymus Bosch, bem como as galerias da revista Playboy". - New York Times



Necronom IV, 1976: pintura que serviu de inspiração para a criatura de Alien.

   Além de Alien (1979), seu trabalho pode ser conferido em outros filmes como Poltergeist II (1986), Alien 3 (1992), Species (1995), Dune (1984) e Prometheus (2012). Jogos e capas de álbuns de diversas bandas também estampam artes de Giger: 

Celtic Frost - To Mega Therion (1985) 

Carcass - Heartwork (1993) 

Danzig III: How the Gods Kill (1992)


   Em junho 1998, no Chateau St. Germain, na cidade medieval de Gruyères, Suíça, foi inaugurado o H.R. Giger Museum, que abriga muitas de suas pinturas, esculturas, móveis e projetos de filmes datados desde a década de 60 até o presente, além de parte de sua coleção pessoal como obras de Salvador Dali, Ernst Fuchs, Dado, Bruno Weber, Günter Brus, entre outros. Dentro do Castelo se encontra o Ginger Bar, todo projetado com elementos inspirados em sua arte. Ainda tem um bar em Chur, sua cidade Natal e havia um em Tókio que não existe mais.



Bar em Gruyères


Bar em Gruyères


Bar em Chur


Mais algumas obras de Giger:


Li I


Necronom V


Space Jockey


The Spell II


Necronomicon


Interpretação de Isle of the Dead ("Die Toteninsel") de Arnold Böcklin

Behemoth                                                      Birth Machine gun



                          



Nenhum comentário:

Postar um comentário