sábado, 5 de novembro de 2016

A Ilha das Bonecas Mortas (México)





"O apego e o encanto quando em vida por um determinado objeto, poderia se transformar em uma obsessão após a morte, fazendo com que a alma de quem partiu ficasse vagando para ter novamente aquele querido objeto novamente consigo?"















   "Isla de Las Munecas"(nome original), ilha que fica localizada em Xochimilco no México, é sem dúvida um dos lugares mais bizarros do mundo, com bonecas espalhadas por toda a ilha, enforcadas por galhos, empaladas ou presas nas árvores, os moradores locais acreditam que seja um lugar mal assombrado. Reza a lenda, que em 1951, crianças brincavam perto do lago até que uma garotinha deixou sua boneca cair na água, na tentativa de recuperar o brinquedo, caiu e acabou morrendo afogada, dizem que seu espírito vagava por lá chorando, pedindo por sua boneca.




   
 Um morador chamado Julián Santana Barrera dizia que o fantasma da menina o atormentava e tentando encontrar paz decidiu dar uma boneca para acalmar a alma da garota, por um tempo deu certo, mas sempre voltava o tormento, então começou a espalhar diversas bonecas que comprava, outras que encontrava nos lixos e esgotos por toda a ilha, até construiu um santuário para a menina a fim de conseguir acabar com aquilo definitivamente. Os outros moradores com medo começaram a fazer a mesma coisa, e o mais estranho é que foram chegando cada vez mais bonecas flutuando pelas águas, todas eram resgatadas e penduradas pela ilha, algumas ele decorava com brinquedos e objetos velhos, até que em 2001 por coincidência, ou não, Julián morreu no mesmo local que a garota havia perdido a vida tempos atrás, alguns dizem que foi afogado, outros que teve um ataque do coração.




























   Grande parte das bonecas são muito velhas, outras estão faltando membros, olhos e devido à exposição ao tempo, vegetação e umidade, foram ficando com uma aparência assustadora! Muitas estão cheias de teias de aranha, vários animais mortos se encontram em seu interior, outros como ratos e cobras fizeram das bonecas sua morada. 


Algumas se parecem cadáveres de crianças em decomposição. 













Essa é a primeira boneca de Julian, que está amarrada a um tronco na entrada de sua cabana.

   Anastasio, primo de Julián manteve a antiga casa, permitindo que os turistas possam fazer uma visita, e o lugar que até hoje continua repleto de bonecas, acabou virando uma das atrações locais de Xochimilco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário